segunda-feira, 18 de junho de 2012

Marketing Ambiental pode fortalecer a marca das empresas


As empresas que apresentam uma imagem positiva possuem uma vantagem competitiva em relação às outras. O consumidor está cada dia mais exigente. Inovação, ética e atitudes socialmente responsáveis são critérios que influenciam na decisão da compra. Por isso, no processo de construção e fortalecimento de uma marca, é importante que as empresas invistam no marketing ambiental.
O Marketing Ambiental funciona como uma ferramenta estratégica responsável por dar forma à política ambiental da empresa, auxiliando na implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Através de suas ações, a empresa difunde uma imagem diferenciada no mercado,  assumindo uma postura ecologicamente correta perante à sociedade, fornecedores, funcionários e ao mercado. O Marketing Ambiental também é conhecido como Marketing Verde, Ecologicamente Correto ou Ecomarketing.
O regime de proteção ambiental e o de comércio se desenvolveram de forma independente. Várias regras comerciais foram criadas antes que a preocupação com o meio ambiente se tornasse global. Desse modo, a ligação entre meio ambiente e comércio tornou-se um tema polêmico porque, a partir da década de setenta, houve uma proliferação de leis e acordos internacionais ambientais e, paralelamente, houve uma rápida expansão do comércio mundial.
A publicitária e professora de Comunicação Social Samia Brito, que atua no setor de atendimento em mídia em uma agência de propaganda, em Teresina, afirma que na atual configuração social, em que os consumidores estão mais conscientes sobre a importância da preservação ambiental, não há mais espaço para uma visão simplista e errônea de que ações de marketing ambiental constituiriam apenas custos para o empresário.
Ela defende que as empresas devem trabalhar cada vez mais o conceito de desenvolvimento sustentável, que alia crescimento e desenvolvimento, mas sem comprometer o meio ambiente, de modo que se garanta a qualidade de vida e a conservação de recursos naturais para gerações futuras.
Fonte: http://www.econegociospi.net

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